quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Promiscuidade Hospitalar

Dona Bárbara, em toda sua conformada humildade, coberta de paciência, aguardava que a chamassem para atendimento. Mandaram que esperasse e ela se postou a esperar e esperar, por um dia e uma noite, inteiros. Quarou sua espera sem comer, sem beber e sem saber o motivo de suas dores. Só no dia seguinte foi descoberta por uma enfermeira mais atenta. Atendida, ainda permaneceu em observação no corredor do hospital até o início da noite. Quando foi liberada, precisei conter a vontade de pedir aos demais presentes uma salva de palmas pela libertação de Dona Bárbara, que finalmente iria para o conforto de sua casa.
Aqui, num hospital público que se destina a ensinar, estou no corredor dos desvalidos, ouvindo conversas de pacientes e outros acompanhantes enfileirados em macas e cadeiras. É o corredor-enfermaria, habitado por leitos de enfermos de todos os gêneros e com variados diagnósticos ou desprovidos até disto.  Apesar de ocupado dia e noite, o local não perdeu sua função circulatória. Passa gente agoniada em busca de alguma solução para seu sofrimento, inclusive assustadas crianças, de olhos arregalados diante de tantos doentes acamados. Enfermeiras e auxiliares circulam apressadas, sempre atribuladas, cruzando com alegres jovens de aventais brancos e estetoscópios no pescoço. Estes têm olhar de paisagem, parecem indiferentes ao cenário e aos sofridos personagens do caminho.
Vez ou outra, surge pequeno grupo de aspirantes a doutor, que se detém num leito ou noutro e faz a anamnese do paciente. O grupo de pé e o paciente acamado junto ao chão, espichando o pescoço e os ouvidos para ver e ouvir o que lhe é dito. Como a conversa é pública e a todos notória, fica-se a saber o que não se deve, nem se deseja. Desse jeito, foi desnudada a história da depauperada paciente da maca ao lado: ela é soropositiva e fugiu em sua última internação. Mais umas tantas perguntas íntimas, sem toques ou exames, e o grupo se dispersa. Do rodízio de estudantes, restam apenas duas moças que agora resolvem partir para examinar a paciente, ali mesmo no corredor, sem pudor ou privacidade. Ao final, o alento da promessa de ser mais bem cuidada com a acomodação digna num quarto, no andar de cima. Fora promovida ao final da consulta.
Passa outra senhora acompanha pela filha e de um leito se ouve a pergunta: “ela fez?”. Por aqui, mesmo os mais prosaicos atos da intimidade passam a ser compartilhados nas conversas de corredor. Sem constrangimento, alguns circulam de pijama, outros falam alto como se estivessem na sala de casa, tal a naturalidade que vai se tornando a promíscua convivência hospitalar.  É excesso de informação a todo o momento, por todos os lados.
Nos primeiros dias, o desconforto de acompanhar alguém nesse ambiente é grande. Nada parece justificar tanto descaso com a saúde das pessoas e com a sanidade do local. Só com o decorrer do tempo, das semanas, vão se acumulando observações e brotando novas reflexões.

O corredor dos desvalidos vai revelando o lado solidário do ser humano, quando desprovido de seus pertences e de seus apegos. Acompanhantes circulam e se ajudam mutuamente; pacientes fazem o mesmo, independente de estarem em situação de risco de contágio para si ou para os demais. Num modelo meio indiano, parece que todos estão protegidos dos vírus e bactérias circulantes por algo diferente ou até oposto às boas condutas de enfermagem. A promiscuidade hospitalar do corredor dos desvalidos, ao final, surge como uma experiência budista de aprendizado e transcendência.
          (publicada Jornal Agora- em 18/04/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário