quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Caiu a Conexão

Há uma compulsão de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, de fazer tudo junto e misturado. Foi-se a época do “ou lá ou cá”, das decisões, das escolhas. Agora dá para ir e ficar, ao mesmo tempo. Jantar com amigos e no mesmo instante continuar participando do que rola no Face, no Twitter, nos tantos ambientes virtuais.
Ir a um show e ver o artista ao vivo não parece suficiente. Aquele estado hipnótico de viver a magia de um belo show é entrecortado pelo visor dos “I” (iphone, ipad...) É preciso compartilhar instantaneamente com os milhares de amigos virtuais. O que mais se vê nos teatros e até nos cinemas (pasmem!) são as luzes das pequenas telas piscando por todos os lados.  Há uma compulsão de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. É gente conectada, hiperconectada em todos os cantos.
Cenas comuns nos restaurantes: a conversa vai começar a rolar, é um pequeno grupo de amigos, chegam todos animados, pois há tempos não se encontravam. Mas mal sentam e o papo que ainda nem rolou é logo interrompido. Cai a conexão. Os olhos já não se olham, perdidos cada um em sua telinha colorida. Um recebe mensagem no celular – urgente deveria ser. Precisa responder e parece que lhe surge assunto mais interessante, pois sua cabeça fica lá, abduzida. A mente ruma para outro espaço, a alma vai para um mundo muito distante. Outro fotografa a mesa e mergulha no seu Face para postar imediatamente as imagens daquele momento precioso, que se vai perdendo, se esvaindo nos minutos perdidos. É preciso ser instantâneo, imediato, tudo parece urgente, menos os assuntos que poderiam ter rolado e que acabarão ficando mais uma vez pendentes.
O cenário dos restaurantes parece fazer sua parte na conspiração para romper diálogos e impedir encontros. As pessoas falam em alto volume, todas juntas, num burburinho confuso e ininteligível. Quando por milagre se consiga capturar a atenção da pessoa ao lado, é quase impossível ouvi-la, pois tudo a volta é ruído ensurdecedor. Também não se consegue ouvir a piada que detona uma profusão de gargalhadas na mesa maior, ao fundo da sala.
Noutra mesa, indiferente a tudo e a todos, um jovem casal aguarda o jantar, acompanhados cada um de seu Iphone. Enquanto não chega a comida, nada de conversa, nem troca de olhares, nem farpas de ciúmes, nem carinhos sutis; cada um acaricia a tela do seu aparelho e joga algum colorido game. Como crianças grandes, não querem largar o brinquedo. Como crianças muito pequenas, não sabem nem querem jogar um com outro, estão ali, na mesma mesa, mas não brincam juntos. O que mais se vê, por todos os lados é gente conectada a outros mundos, às nuvens da internet, aos assuntos pendentes nas redes, penduradas em várias conexões.

E assim, como diria Vinicius de Moraes, se vivo fosse: de repente, não mais que de repente, vai se fazendo do amigo próximo o distante e da vida uma aventura errante. De repente, a todo instante, cai a conexão que aproximava os que estavam perto e encantava os que se reencontravam. A vida vai sendo dizimada em seus minutos, horas, dias, engolidos pelo buraco negro da vida virtual. A existência real, em alma, em carne e osso; a vida fugaz em seus dolorosos dramas e graciosas comédias se esvai, preenchida com vazios passatempos, devorada pela compulsão ao entretenimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário