quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Os Vários Nortes

Não estamos desnorteados, apenas temos vários Nortes. Essas palavras estavam impressas numa camiseta do movimento anti-manicomial, lá no início da última década do século passado. Fazia sentido, pois entender a loucura é conseguir compreender a sobreposição de lugares, coisas, tempo; a mistura dolorosa de imaginário e real, a significação dos confusos delírios, a trama das alucinações. Quem percorreu ou de algum modo se aproximou do mundo das psicoses sabe bem o que sejam esses vários nortes. Fora disso, só no terreno dos sonhos podemos vislumbrar essa estranha mistura de dimensões. Nos sonhos encontramos esses vários nortes: podemos ser e não ser, a um só tempo. Podemos estar simultaneamente em vários lugares, fazendo coisas impossíveis, como se naturais fossem. Nos sonhos vai-se a primazia da realidade e o prumo da razão, impera o imaginário e o simbólico. Os sonhos são sempre meio loucos. Tão perturbadores que nós, ao despertarmos, para aplacar a angústia, tentamos colocar pontos e costurar o nó de sentido que estava solto e sem nexo. Só assim podemos contar uma versão plausível do caótico filme que animou ou assustou nossa noite.
Ter vários nortes é tão desorientador quanto não ter noção de onde esteja o Norte, pois na verdade é a mesma coisa. O ponteiro da bússola, sem conseguir ficará saltitando de um lado para outro, sem encontrar o ponto N que nos serviria de guia, timoneiro do rumo a ser traçado.
Pois se até agora ter vários nortes só nos poderia acontecer nas tormentas da loucura ou no universo dos sonhos, agora parece estar acontecendo com a realidade a nosso redor. Por mais racionais, lúcidos e equilibrados que estejamos, estamos sendo confrontados com um emaranhado de cenários reais que se transmutam a cada dia. O que era líquido e certo até ontem a noite pode amanhecer completamente diferente no dia seguinte. As decisões, por melhor pensadas e bem fundamentadas que tenham sido, se pulverizam diante de novas perspectivas que surgem a cada instante, alterando a ordem do que até então nos balizava o caminho.  Noticias nos bombardeiam com mudanças que mudam o prumo de nossas vidas e nos obrigam a traçar, às cegas, novas coordenadas.  À carestia de tudo, aos cada vez mais escabrosos escândalos financeiros, aos anúncios de atrasos de salários e de desemprego em massa, se soma uma única certeza: a de que nada está garantido em nosso porvir.
Como camaleões, temos que mudar a todo instante, seguindo a orientação de uma biruta do tempo que se apossou do que era nossa bússola de confiável orientação. Com vários nortes e sem um Norte seguro no horizonte, falta-nos o Sul, o Leste e o Oeste. Esta parece ser a nossa coletiva situação, que é especialmente grave aos mais jovens, que tem no futuro seu maior patrimônio. As incertezas que por ora sacodem a economia do país e especialmente de nossa cidade custarão mais caro a esses moços que precisam fazer projetos de vida e não encontram amparo em mínimas certezas.

Buscando um fio de esperança, um derradeiro consolo, surgem duas pequenas, sábias e mágicas palavras: tudo passa. Só a confiança na sabedoria da impermanência nos fortalece e alenta com a esperança de que um dia reencontraremos o Norte e melhores tempos haverão de chegar.
         (publicada  - Jornal Agora - em 21/03/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário