quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Celebrando a Guerra Perdida

Neste final de semana, as ruas da cidade serão invadidas por tropas farroupilhas e a alma gaúcha trajada de pilcha e se cobrirá de orgulho. A Revolução Farroupilha será lembrada e reverenciada como insígnia de nossa identidade gaúcha, forte, aguerrida e brava. Pouco nos importa se perdemos a ímpia e injusta guerra, pois fundamos ali o espírito de nosso povo, que fez da virtude seu lema no emocionante hino rio-grandense.
Sem adentrar aos meandros históricos ou deles saindo por absoluta falta de autoridade no assunto, me aproprio da questão das guerras perdidas, mas vou para o campo das batalhas pessoais. Do ponto privilegiado em que estou eu, já enxergando o dobrar da sexta década da existência, consigo ter uma ótima visão histórica pessoal, Enxergo o rastro dos confrontos vividos e os frutos colhidos. E é daí que me sinto uma autoridade no assunto referente a guerras perdidas. Lembro, por exemplo, quando me enveredei na luta por políticas públicas. Levei até tiro amigo, perdi muitas batalhas e um importante quinhão de preciosas esperanças. Mas, para não deprimir, vou saltar do bonde das recordações particulares, para chegar ao que considero ser o mais rico acervo de minhas memórias e que me faz poder bem refletir sobre o que aqui escrevo.
Tendo acompanhado muitas histórias de vida por quase trinta anos de profissão, o que mais vi e ouvi foram batalhas perdidas. Quem me procurava na clinica não vinha se enaltecer de suas vitórias, mas chorar decepções, fracassos, frustrações, perdas.  A vida que passa na clínica psicoterapêutica é um retrato bastante fiel da vida humana, vista pelo viés psicológico de quem a sofre. O terapeuta é uma testemunha das dores e agruras da existência. Há pessoas que lutam brava e teimosamente diante de situações que sempre lhes adversas, sem jamais encontrarem o alento do vento a favor, o conforto da vitória revigorante. Pessoas que nunca alcançaram o reconhecimento de seus méritos, jamais conseguiram ter valorizadas suas virtudes. Há os que elegeram como meta de vida o amor, opção mais genuinamente feminina, e que não cansam de buscar a felicidade numa alma gêmea nunca encontrada. Em cada história de vida o relato de batalhas perdidas no campo do amor ou do trabalho ou ao longo da inteira vida.
Se muitas vezes é preciso teimar na luta, continuar na batalha, há momentos em que a única alternativa honrosa é a rendição. Como no jogo de xadrez, em que, percebendo como perdida a partida, é mais inteligente, sábio e nobre que o enxadrista perdedor deite seu rei, concedendo e reconhecendo a vitória do adversário. É assim que, honrosamente, se faz na vida quando, após gastar todas as energias, queimar todos os cartuchos, se reconhece como perdida a peleia, independente dos méritos que se tenha ou do tamanho da injustiça que isso envolva. Na rendição se perde a batalha ou a guerra toda, mas se salva a dignidade.

Neste Vinte de Setembro que se mantenha acesa a chama das lutas, mesmo inglórias, que ajudam a forjar em nossa alma a sabedoria de não se entregar aos ardis da vitória a qualquer custo.
                                              (publicada no Jornal Agora em 19/09/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário